Ibama autoriza aquicultura na Bacia do Rio Tocantins

Na tentativa de incentivar a produção de pescado em áreas da Bacia do Rio Tocantins, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) autorizou a criação de tambaqui na região. A iniciativa é resultado de parceria do Ibama com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Com a decisão, o tambaqui poderá ser criado em parques aquícolas de grandes reservatórios públicos, como Tucuruí, no Pará, Lajeado, no Tocantins e Serra da Mesa e Cana Brava, em Goiás.

Juntos, os reservatórios dessas regiões têm capacidade para produzir 467 mil toneladas de pescado. A informação é da secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maria Fernanda Ferreira.

Segundo ela, a utilização de apenas um terço dos tanques para a produção de tambaqui vai movimentar a economia da região gerando renda para 8 mil famílias e uma receita de R$ 600 milhões por ano. Tudo isso gerando poucos impactos ambientais.

“A expectativa é enorme, o tambaqui era muito esperado no Tocantins”, diz Maria Fernanda. De acordo com a secretária, o setor já vinha reivindicando uma medida desse tipo há mais de oito anos.

Fonte: Terra

Esta entrada foi publicada em Meio ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *