Na área do Porto, um encontro entre sustentabilidade e diversão

A Praça Mauá vai se transformar em território verde. De quinta-feira a domingo, o Museu do Amanhã e o Píer Mauá vão abrigar a terceira edição de um grande encontro em que o tema sustentabilidade será pensado, vivido e sentido pelo público, o Green Nation Festival. Promovido pelo Movimento Green Nation, o evento aposta num formato em que uma programação divertida e diversificada é usada para engajar o público: além de palestras e seminários em que o futuro do planeta será debatido, durante os quatro dias haverá filmes, competição de multimídias, oficinas, instalações interativas e atividades lúdicas envolvendo a questão ambiental.

Num dos ambientes do Píer Mauá será possível acompanhar todo o processo de reciclagem de uma garrafa PET a partir do momento em que ela entra na máquina de transformação. Para isso, foi construído um equipamento em tamanho reduzido, com cerca de 20 metros. Outro destaque da mostra será uma réplica de um submarino, onde o público poderá embarcar numa viagem pelo fundo do mar, por meio de um filme 3-D exibido pelas escotilhas.

No Museu do Amanhã, acontecerá a “Mostra Internacional de Cinema Green Nation”. Entre os oito títulos, está o longa “Encantados”, de Tizuka Yamasaki, que será lançado na mostra. A sessão será seguida de um debate com a diretora.

Segundo o geógrafo e produtor Marcos Didonet, diretor do movimento Green Nation, a ideia do evento é levar o visitante a pensar no futuro do planeta enquanto se diverte.

— A questão ambiental é urgente, mas ela chega num discurso complexo e chato. Tornaremos a situação uma experiência agradável — diz Didonet. — Durante o evento, procuramos mobilizar as pessoas a partir de suas paixões: quem gosta de cinema, esporte, teatro, gastronomia, vai poder participar de atividades e, ao mesmo tempo, aprender sobre sustentabilidade.

Na atividade Gols de Bicicleta, por exemplo, o público será convidado a entrar numa estação com doze bikes. Os participantes geram energia com as pedaladas e o campeão — o que conseguir mais watts — ganhará um título do time de futebol para o qual torce.

— Foi um sucesso na edição de 2012 que resolvemos trazer de volta. Serão três bicicletas para cada time, Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense — conta Didonet.

Outra atração é um cenário que simula as instalações da expedição do Brasil à Antártida, com direito a neve artificial e a presença de alguns cientistas, que vão tirar dúvidas e explicar como é o trabalho na estação.

OFICINA DE CULINÁRIA INFANTIL É ATRAÇÃO

Para quem só costuma ser fisgado pelo estômago, o festival preparou uma programação de oficinas de culinária, para adultos e crianças, em que dez chefs vão ensinar a fazer docinhos gourmet, lanches veganos e hambúrgueres, com dicas de reaproveitamento de alimentos. Ao todo, serão 13 instalações, nove filmes e nove apresentações teatrais, além de 38 sessões de culinária sustentável.

A expectativa é que diariamente cerca de 12 mil pessoas circulem pelo evento, que será gratuito. Embora a entrada para o festival seja livre, é preciso, para participar, se cadastrar pelo site www.greennation.com.br.

Fonte: O Globo

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *