Sustentabilidade na administração pública será debatida em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), realiza na próxima semana, dos dias 9 a 13, a capacitação ‘Sustentabilidade na Administração Pública’. O curso tem como objetivo orientar as primeiras secretarias de Estado sobre a implantação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Sob a supervisão de Monica Rocha, técnica do MMA, a capacitação ocorrerá das 8h às 12h, na Tribuna da Arena Pantanal, no bairro Verdão em Cuiabá.

Conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, a proposta integra o planejamento do termo de parceria realizado entre o Governo do Estado e o MMA no mês passado, em Cuiabá, para implantar imediatamente o projeto da A3P nas Secretarias de Meio Ambiente, Cidades, Educação e Gabinete de Assuntos Estratégicos. “A partir desse curso serão criadas comissões dentro desses órgãos, para realizar um diagnóstico socioambiental inicial, com a participação de todos servidores. O relatório servirá para a construção do plano de ações estratégicas”. A programação de segunda-feira (09) começa às 08h, com um ‘tour’ pela Arena Pantanal, para conhecer as práticas sustentáveis do local. De acordo com a representante da A3P na Sema, Gresiella Castilho, será discutida a sustentabilidade no setor público e, além disso, os participantes conhecerão melhor a proposta da Agenda Ambiental na Administração Pública. “Nós vamos inserir a pauta socioambiental no cotidiano dos servidores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do ambiente de trabalho das instituições estaduais. E as mudanças simples começam a partir de práticas simples no cotidiano, como adotar uma caneca ao invés de usar copo descartável”.

Na terça-feira (10) será ministrada uma aula referente a gestão de resíduos em prédios públicos, com enfoque no uso eficiente de recursos, como energia, água, papel e copos. Já na quarta (11), quinta (12) e sexta (13) serão discutidos os seguintes temas: construções sustentáveis para prédios públicos e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Por fim, os participantes vão elaborar um plano de trabalho para sua secretaria. A expectativa é de que 50 servidores participem.

Propostas da A3P

O termo de cooperação técnica firmado com o MMA prevê um plano com vários aspectos socioambientais, entre eles: a gestão de resíduos sólidos e perigosos gerados; redução de consumo e reaproveitamento de materiais; combate ao desperdício de energia e de água, cidadania, ética, equidade, segurança e qualidade de vida no trabalho, entre outras medidas necessárias para a implantação, detectadas nos diagnósticos de cada instituição. Haverá ainda um cronograma para a prática dessas ações.

Durante a visita a Cuiabá, no mês passado, o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, disse estar entusiasmado com a iniciativa do governo de Mato Grosso, que é o único no país a estabelecer que toda administração pública adote o programa. “Essa atitude demonstra rumo, estratégia, visão de futuro, por esta e outras razões, o Governo Federal faz questão de discutir novas parcerias com o Estado”. Ao passo que o governador Pedro Taques reforçou que as boas práticas devem começar pela gestão pública. “Não posso pedir para outros fazerem aquilo não faço, tenho que ser exemplo de responsabilidade”.

Fonte: Só Notícias

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *